Por favor, já que você está aqui, alimente o peixe no fim da página...Obrigada!

terça-feira, 16 de setembro de 2008



"Quando você está sozinho, você não está só, está simplesmente solitário -- e há uma grande diferença entre a solidão e a solitude. Quando você sente a solidão, fica pensando no outro, sente a falta do outro.A solidão é um estado de espírito negativo. Você fica sentindo que seria melhor se o outro estivesse ali -- seu amigo, sua esposa, sua mãe, a pessoa amada, seu marido. Seria bom se o outro estivesse ali, mas ele não está. Solidão é ausência do outro. A solitude com você é a presença de si mesmo. A solitude é muito positiva. É uma presença, uma presença transbordante. Você se sente tão pleno de presença que pode preencher o universo inteiro com a sua presença, e não há nenhuma necessidade de ninguém.

Osho The Discipline of Transcendence, Volume 1 Chapter 2

Comentário:

Quando não existe "alguém significativo" em nossa vida, podemos tanto nos sentir solitários, quanto desfrutar da liberdade que a solidão traz. Quando não encontramos apoio entre os outros para as nossas verdades sentidas profundamente, podemos nos sentir isolados e amargurados, ou então celebrar o fato de que o nosso modo de ver as coisas é seguro o bastante, até para sobreviver à poderosa necessidade humana de aprovação da família, dos amigos, dos colegas...
A figura humilde desta carta brilha com uma luz que emana do seu interior. Uma das contribuições mais significativas do Gautama o Buda para a vida espiritual da humanidade foi insistir junto a seus discípulos: "Seja uma luz de você mesmo". Afinal de contas, cada um de nós deve desenvolver em si a capacidade de abrir o seu próprio caminho através da escuridão, sem quaisquer companheiros, mapas ou guia."

Copyright © 2008 Osho International Foundation

7 comentários:

  1. Depois que li seu último texto e também li o texto abaixo, consegui compreendê-la melhor!!!



    Há muita diferença entre a Solitude e a Solidão, embora os dois termos sejam usados frequentemente de forma equivocada.

    A Solitude e a Solidão, embora muito semelhantes, são caracterizados pela sensação de nos sentirmos sozinhos. Mas as semelhanças são apenas superficiais.

    A Solidão é um estado negativo, marcado por um sentido da isolamento. Um sentimento de que algo falta. Podemos inclusive sentir solidão mesmos na companhia de pessoas - talvez esta seja a forma mais cruel de solidão.

    A Solitude é o estado de estar sozinho sem ser só. É um estado positivo e construtivo de engajamento consigo mesmo. A Solitude é desejável, um estado de estar sozinho onde você fornece à você mesmo uma companhia maravilhosa e suficiente.

    A Solitude é um momento que pode ser usado para a reflexão, busca interna ou crescimento interno ou apreciação de algum tipo. O conhecimento requer a solitude, faz assim experimentar a beleza da natureza. Pensando e fazendo uso da criatividade.

    A Solitude sugere a tranquilidade, o amor, a paz que impulsiona um estado de riqueza interna. É um meio de apreciar o silêncio do qual extraímos nosso alimento, sustento e apoio. É algo que devemos cultivar. A Solitude refresca; é uma oportunidade de renovação. Ou seja reabastecimento.

    A Solidão é áspera, punitiva, um estado da deficiência, um estado de descontentamento marcado por um sentido de estranheza, desconhecimento de você mesmo.

    A Solitude é algo que você escolhe. A Solidão é imposta em você por outros.

    Todos nós precisamos de períodos de Solitude, embora possamos divergir sobre a quantidade de Solitude que necessitamos. Alguma Solitude é essencial; dá-nos a oportunidade de explorar-nos e conhecer-nos. É o contraponto da intimidade, o que permite que sejamos dignos de compartilhar. A Solitude nos oferece uma possibilidade de recuperar a perspectiva. Renova-nos para os desafios da vida. Permite que retomemos a posição de dirigir nossas próprias vidas ao invés de sermos dirigidos por programações ou demandas externas.

    A Solitude restaura o corpo e a mente. Solidão esgota-os.


    Que este estado de prazer consigo mesma seja de grandes resultados, afinal, o grande alimento da vida é o conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Se todos vissem desta maneira, todos relacionamentos seriam perfeitos...tanto amorosos, quanto familiares ou sociais....
    Pensei que somente eu pensasse desta maneira....ainda bem que não...

    ResponderExcluir
  3. ...Como você está, sozinha, solitária ou nenhum?
    ...Abraço Carol

    ResponderExcluir
  4. uma mensagem pra vc!!!

    Tenho fases como a lua.
    Fases de andar escondida,
    fases de vir para a rua...
    Perdição da minha vida !
    Perdição da vida minha !
    Tenho fases de ser tua,
    tenho outras de ser sozinha.

    Fases que vão e que vêm,
    no secreto calendário
    que um astrólogo arbitrário
    inventou para meu uso.

    E roda a melancolia
    seu interminável fuso !

    Não me encontro com ninguém
    (tenho fases, como a lua ...)
    No dia de alguém ser meu
    não é dia de eu ser sua...
    E, quando chega esse dia,
    o outro desapareceu...

    bom finde!!
    ps: vc já percebeu que há duas anônimas no seu blog né?
    só pra constar ....

    ResponderExcluir
  5. não não. 3 anônimos..ou melhoor anônimas

    ResponderExcluir
  6. rsrsrsrsrs eu acho q é mais de 3!!

    ResponderExcluir
  7. ...são muitas então!!!
    Quanta concorrencia...

    ResponderExcluir